A realização de ações em empresas para incentivar o consumo de frutas, legumes e verduras, contribuem para aumentar o consumo desses alimentos entre os trabalhadores. A conclusão é de uma pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo) , que envolveu cerca de 20 mil trabalhadores em 15 empresas de São Paulo.
O estudo, realizado pelo nutricionista Daniel Bandoni, foi realizado em empresas cadastradas no Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), do Ministério do Trabalho e Emprego, que oferecem refeições aos funcionários.
A intervenção começou com enfoque nos gestores dos restaurantes, para demonstrar a importância da inclusão de frutas, legumes e verduras nos cardápios. Para os trabalhadores, foi colocado a disposição nos refeitórios um álbum com informações sobre alimentação saudável. Além disso, orientações também foram estendidas a jornais internos e cartazes espalhados nas empresas.
Antes da implantação das ações, o consumo médio de frutas, legumes e verduras no almoço era de 104 g por pessoa entre os trabalhadores pesquisados. Depois da intervenção, ele aumentou para 123 g. O consumo recomendado é de 400 g ao longo do dia.
De acordo com o nutricionista, a pesquisa demonstrou que o espaço do ambiente de trabalho é um bom cenário para incentivar um estilo de vida saudável, pois há um bom acesso a informação. “O estudo abordou a questão da alimentação, mas também é possível promover a atividade física, por exemplo”, ressalta. “Assim como ações nos locais de trabalho ajudaram no controle do fumo, essa estratégia também pode funcionar com a alimentação saudável, entre outras questões.”
Bandoni observa que em algumas empresas, a instalação de máquinas que vendem refrigerantes e salgadinhos se torna um estímulo à alimentação inadequada. “O ideal seria a implantação de um refeitório, para tornar a oferta de alimentos mais adequada”, aponta.

Nenhum comentário:
Postar um comentário