sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Maior consumo de cálcio em produtos lácteos aumenta a perda de peso induzida por dietas


O papel da ingestão de produtos láticos com cálcio e as concentrações sícricas de vitamina D na perda de peso é controverso. Um estudo realizado na University of the Negev, em Israel, avaliou a associação entre a ingestão de produtos lácteos com cálcio e da vitamina D sícrica com a perda de peso.
Na pesquisa, foram estudadas 322 pessoas. A concentração sírica basal de 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D] diminuiu significativamente entre os tercis de IMC basal . As concentrações basais de vitamina D e cálcio do leite não foram associados com perda de peso subsequente. O aumento de 1 DP na ingestão de cálcio de origem láctea aumentou a probabilidade de perda de peso > 4,5 kg em 6 meses. Um aumento semelhante foi observado para a vitamina D sírica em 6 meses.
O estudo sugere que tanto a maior ingestão de cálcio de origem láctea quanto uma elevada concentração sícrica de vitamina D está relacionada a uma maior perda de peso induzida por dieta.


Nenhum comentário: