Falsificar sotaque pode facilitar a comunicação
13 dez 2010 comente
Comportamento
Um novo estudo da Universidade de Manchester, publicado na revista Psychological Science apontou para um fato que quem já viajou bastante deve saber: sotaque, mesmo que falsificado, pode ajudar na comunicação.
O experimento, realizado com participantes holandeses, criou novas maneiras de pronunciar certas palavras, diferente de como os holandeses as pronunciam e comparou a indicou que alguns deveriam tentar reproduzir os sons como foram ditos e outros apenas tentar identificar o estava sendo dito. Os que se forçaram a reproduzir os sons, ainda que estranhos, tiveram uma compreensão muito melhor do conteúdo das frases ditas.
Isso explica porque numa simples ida de final de semana para outro estado (especialmente no Brasil onde temos vários sotaques num mesmo país), você pode voltar falando parecido com os moradores da cidade visitada. Parece que soa bem mais simpático tentar se adaptar ao novo contexto onde você estaria inserido.
O pesquisador só alerta que a tática só funciona se a pessoa estiver mesmo empenhada, falsificar o sotaque só para fazer piada com o outro não funciona e até pega mal…

Nenhum comentário:
Postar um comentário