quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Garotos de programa se reúnem em Brasília para discutir prevenção contra DST

Evento do Ministério da Saúde também aborda legalização da profissão

Garotos de programa de todas as regiões do país, Ongs, gestores e ativistas se reúnem com o Governo Federal para discutir questões de saúde e prevenção de doenças como Aids e outras DST (Doenças Sexualmente Transmissíveis). O Entrasex (Encontro Nacional de Prevenção junto aos Trabalhadores do Sexo Masculino) acontece a partir desta quarta-feira (24) e segue até sexta (27) em Brasília (DF).

O encontro promovido pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, no hotel Lake Side, deve reunir cerca de 75 pessoas, 25 deles profissionais do sexo. Segundo o diretor adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, o objetivo do encontro é discutir sobre prevenção de doenças ligadas à prática sexual.

- Nossa intenção é criar um espaço de diálogo com o objetivo de avançar na prevenção das DST,HIV/Aids e Hepatites Virais entre os profissionais do sexo.

O Entrasex é uma das ações do Plano Nacional de Enfrentamento da Epidemia de Aids e das DST entre gays, HSH (homens que fazem sexo com homens) e travestis. Os garotos de programa fazem sexo em troca de dinheiro e, por isso, estão vulneráveis às doenças.

O encontro vai fomentar ainda discussões sobre a legalidade da profissão e o combate às ilegalidades da exploração sexual (tráfico de pessoas e exploração de menores); segurança no trabalho, fidelização de clientela e redução de danos.

As propostas surgidas no encontro farão parte do Plano de Ação para Prevenção junto aos trabalhadores do sexo masculino.

Nenhum comentário: